Florence Nightingale foi a fundadora da moderna enfermagem. Ela costumava ser apresentada como a santificada "senhora do lampião", movendo-se entre os feridos da guerra da Crimeia, em 1854. Mas ela foi muito mais. Florence era uma mulher corajosa, cheia de energia, cuja luta por melhores condições de atendimento nos hospitais ganhou o respeito em todo o mundo.
Por muitos anos a família a impediu de se tornar enfermeira, pois as enfermeiras tinham péssima reputação: eram tidas como a escória da sociedade, dadas a beber e a prostituir-se Florence Nightingale mudou tudo. Ela mergulhou em pesquisas pioneiras, tornando-se a maior especialista britânica em atendimento hospitalar. Enfrentou lideres militares e ministros de Estado que se opunham a suas reformas. Por cinqüenta anos trabalhou incansavelmente em prol tanto das enfermeiras quanto dos desvalidos da sociedade.
Ao morrer, havia conseguido uma grande transformação. Os hospitais estavam limpos e salvavam vidas. E a enfermagem tornou-se a profissão respeitada que hoje conhecemos.
Biografia, Autobiografia, Memórias