Belo e profundamente ameaçador, o Kremlin domina Moscovo há muitos séculos. É um dos poucos edifícios de todo o mundo que ainda conserva a sua função original do fim da Idade Média: um palácio construído para intimidar os súbditos do monarca e assustar os emissários estrangeiros. Fortaleza Vermelha transmite, de uma forma brilhante, a ideia do Kremlin como um palco de acontecimentos cruciais, que mantém, na era de Vladimir Putin, a mesma importância do passado.
"Esta crónica do Kremlin é na realidade a história fantástica da própria Rússia, desde os primeiros czares passando por Lenine e Estaline até Putin; quem desejar compreender a Rússia atual não só ficará a saber muito mas também apreciará cada página..."
Simon Sebag Montefiore
"Magnífico... escrito de forma soberba... A ideia de Merridale consiste em utilizar o Kremlin como cenário de uma ópera – um ecrã onde projeta as cenas do passado dramático e violento da Rússia. Dessa maneira conta-nos a história da fortaleza sem cair num estilo didático ou próprio dos guias de viagem, e o resultado é esplêndido."
George Walden, The Telegraph
"Uma das melhores histórias da Rússia destinadas ao grande público já escritas em qualquer língua"
Times Literary Supplement
"Merridale é uma historiadora, mas possui um faro de detetive e o talento literário de uma romancista."
Economist
História Geral