"Fuga eterna para lugar nenhum" reúne 50 poemas de Héber Luciano. Com linguagem simples e introspectiva, os textos abordam temas como amadurecimento, solidão e a busca por pertencimento. Acima de tudo, a coletânea retrata — de maneira honesta — a depressão e o vazio existencial, como no poema “outra cama”, que apresenta uma autoanálise sobre relações líquidas:
“então observo a garota / cruzar, nua, o apartamento, / mas meu coração enxerga / uma alma trajando burca. /às vezes é como / entrar numa loja de roupas / e experimentar as peças, / sabendo que não vou levar. / e às vezes é como / invadir a reta final / de uma maratona e sair / com medalha no peito, / a camiseta limpa, / nem um pingo de suor, / sem saber ao certo / a quem estou enganando.”
O amor — como não poderia deixar de ser — também é abordado na coletânea. Com referências a poetas como Carlos Drummond de Andrade e Frank O’Hara, os poemas falam de amor platônico, paixão e desamor. É o caso do poema “renúncia”, que retrata o estágio final de uma desilusão amorosa:
“tirei esse afeto do coração / como quem tira do bolso / o embrulho rasgado / e vazio de um chocolate.”
Literatura Brasileira / Poemas, poesias