Em um mundo habitado por humanos e Valkras – criaturas que possuíam magia –, a paz não reina, uma vez que essas duas raças se odeiam.
Navya Weaver nasceu mestiça, uma descendente dessas duas linhagens, um monstro ímpio para os humanos e uma coisa desprezível para os Valkras. Morou com sua mãe, irmã caçula e padrasto, e mantinha a si mesma em segredo. Mas aos 13 anos, Navya foi vendida pelo seu padrasto para o Solar Elbanot Killoran, rei de Sarlyx. Incapaz de compreender a decisão do homem que havia se tornado seu pai, e a conivência de sua mãe, Navya cresce alimentando um ódio profundo dos humanos, bem como pelos maiores inimigos dos Solares, os Shaders.
Já na idade adulta, ela se torna uma mercenária impiedosa e engata um romance secreto com o príncipe caçula de Sarlyx, por quem alimenta uma paixão avassaladora. Até descobrir que o seu amado está noivo de uma princesa, e ao receber uma missão que a afastará do reino por alguns dias, parte sem hesitar.
Devido a uma série de desventuras, Navya acaba em Vunthea – o reino dos Shaders –, e então, ela conhece Davion Halkree, um rei supostamente tirano e cruel, e descobre um problema iminente que ameaça destruir o mundo inteiro.
Depois de um período em Vunthea, Navya começa a perceber que lutou pelos princípios errados durante toda a sua vida, e aceita trabalhar junto a Davion. Agora, sob a ameaça da destruição, eles carregam a promessa da salvação.
Fantasia / Romance