Galvez, imperador do Acre

Galvez, imperador do Acre Márcio Souza


Compartilhe


Galvez, imperador do Acre





Galvez, imperador do Acre, aclamado romance de estreia de Márcio Souza, ganha nova edição com nova capa e novo projeto gráfico.

Lançado em 1976, Galvez, imperador do Acre, é o livro de estreia de Márcio Souza, romancista, dramaturgo e diretor de teatro, autor do romance Mad Maria, que foi adaptado para a televisão em minissérie da Rede Globo em 2003. Em Galvez, Márcio Souza retrata uma Amazônia no final do século XIX, tempo em que a demanda da borracha se multiplicou com o avanço da revolução industrial, provocando o boom amazônico, que transformou Manaus em capital da selva, meca de caçadores de fortuna, políticos corruptos, prostitutas, visionários e aventureiros.

Um desses, andaluz de Cádiz, impenitente amante e, segundo suas próprias palavras, “espanhol da geração melancólica”, protagonizará a conquista e a consagração do efêmero império do Acre: é dom Luiz Galvez Rodrigues de Aria, um dos homens mais astutos que o mundo já conheceu. Invulnerável aos golpes do destino ― emboscadas e malárias, dilúvios, canibais e flechas, amores eclesiásticos e amizades equívocas ―, Galvez enfrentará, no entanto, um clássico golpe de Estado contra sua coroa de lata.

Aclamado pela crítica nacional e internacional, o livro é um romance humorístico de alta qualidade literária e que, ao mesmo tempo, evidencia a capacidade do autor de refletir, no relato de acontecimentos do passado, sobre o presente caótico das realidades amazônica, brasileira e latino-americana.

“Vertiginoso, alucinante folhetim, no qual a Amazônia se revela em seus furores e perigos. Da polêmica entre o autor e seu herói, nasce um louco riso desabusado, ululante de autenticidade. (...) Um romance novo, bálsamo que recusa toda a classificação. (...) Acusação vibrante e crua, ele denuncia as feridas das quais escorrem, misturados, o sangue dos homens e o látex.”
Jorge Amado

“É divertido, fluente, satírico. É provocador.”
Ignácio de Loyola Brandão

“Ninguém deve temer a possibilidade de que o fluxo de admiráveis romances latino-americanos esteja secando. Este romance do brasileiro Márcio Souza traz a garantia de sua aparente inesgotável vitalidade, pois o livro é ao mesmo tempo uma delícia de comicidade e um conjunto de pouco prováveis, meio verdadeiras, aventuras – recontadas com perícia e economia.”
The New Yorker

“Uma delícia…”
The New York Times

“Márcio Souza merece nosso aplauso.”
The New York Times Book Review

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (7)

ver mais
Galvez, imperador do Acre
Galvez, Imperador do Acre
Galvez, Imperador do Acre
Galvez Imperador do Acre

Similares

(15) ver mais
A Amazônia Misteriosa
Mad Maria
Napoleão: a fuga de Elba
O Império da Amazônia

Resenhas para Galvez, imperador do Acre (50)

ver mais
Pornochanchada literária
on 30/7/22


Eu vivo por livros engraçados, é por isso que eu gosto tanto de crônicas. Infelizmente é difícil um romance conseguir sustentar o humor a ponto de ser conhecido por essa característica, sobretudo quando tratamos de clássicos - afinal sabemos que os livros que resistem ao teste do tempo são os dramalhões cabeçudos. Por isso eu fiquei maluco quando descobri a existência de "Galvez, Imperador do Acre" tempos atrás: um livro de quase cinquenta anos, que explora um tema esquecido na liter... leia mais

Estatísticas

Desejam39
Trocam7
Avaliações 3.6 / 159
5
ranking 18
18%
4
ranking 43
43%
3
ranking 29
29%
2
ranking 8
8%
1
ranking 3
3%

41%

59%

Jenifer
cadastrou em:
20/05/2022 23:42:40
Alê | @alexandrejjr
editou em:
12/08/2024 20:27:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR