Ler Grande Sertão: Veredas é uma experiência marcante. A nova edição em HQ convida os fãs do romance a redescobri-lo e apresenta aos novos leitores a grandeza de um dos maiores títulos da literatura brasileira.
Artista plástico, diretor de cinema e ilustrador, Guazzelli trabalhou a adaptação transpondo imagens e representações para os quadrinhos, dando à obra um ritmo cinematográfico. Com experiência na adaptação de clássicos da literatura brasileira para os quadrinhos, Rodrigo Rosa não se limita a retratar as paisagens do sertão, mas explora os seus contrastes. Do sol escaldante às noites mal iluminadas, a natureza se torna um elemento narrativo, que compõe o clima do romance gráfico.
Longe de ser uma adaptação que simplifica um clássico, a graphic novel respeita a complexidade de Grande Sertão: Veredas. O objetivo era alcançar um equilíbrio entre texto e imagem que estimulasse a imaginação do leitor, com o objetivo de tornar a HQ fluída como o monólogo de Riobaldo, sem descaracterizar a profundidade da obra.
O processo de transposição do universo de Guimarães Rosa para os quadrinhos levou quase três anos. Foram realizados diversos estudos para definir a aparência dos personagens, a seleção dos trechos e os melhores enquadramentos.
Ficção / Literatura Brasileira / Romance