: Pergunte a dois diretores diferentes como um filme deve ser feito e você certamente ouvirá duas respostas muito diferentes. Faça a mesma pergunta a 20 dos grandes realizadores contemporâneos e a disparidade entre as respostas o levará a uma única conclusão: não há fórmula para se fazer um grande filme. É isso que mostra Laurent Tirard em Grandes diretores de cinema.
O livro é o resultado da compilação de uma série de entrevistas feitas para a Studio, uma das mais prestigiosas revistas francesas sobre cinema. Publicadas originalmente na coluna ?Lições de cinema?, as ?aulas? foram transformadas neste livro em textos corridos, narrados em primeira pessoa pelos entrevistados. E os mestres são: Martin Scorsese, Pedro Almodóvar, Sydney Pollack, Jean-Pierre Jeunet, John Boorman, Woody Allen, Emir Kusturica, Joel e Ethan Coen, Win Wenders, Claude Sautet, David Lynch, Bernardo Bertolucci, Oliver Stone, Lars von Trier, Wong Kar Wai, David Cronemberg, Takeshi Kitano, Tim Burton, John Woo e Jean-Luc Godard. Ou seja, estão reunidos neste livro depoimentos de grandes diretores com os quais todos os cinéfilos e estudantes de cinema um dia já sonharam em conversar, sem distanciamento ou formalidades, sobre seus processos de criação.
Ao fim da leitura do livro, o leitor, especialmente o cinéfilo, é presenteado com vinte formas diferentes e igualmente brilhantes de fazer cinema. Vinte aulas magistrais.