Pedro, Cristian e Luciana, três amigos que estudam juntos, encontraram um misterioso livro em um sebo. O livro muda o texto de suas páginas a cada vez em que é aberto, e parece se comunicar com o leitor.
Quando Pedro começa a ler o livro, descobre informações sobre uma guerra entre forças muito poderosas prevista desde tempos imemoriais. A partir desse momento, sua vida e a de seus amigos se transformam completamente e na mesma proporção das mudanças tenebrosas que têm início na Terra: a luz desaparece, o medo se instaura, há uma invasão de forças malignas de outra dimensão, inimigos excessivamente poderosos e perigosos dão início a uma caçada sem tréguas em busca do livro e daqueles que o encontraram. A única opção de Pedro, Cristian e Luciana é fugir.
Guiados por criaturas de luz por um caminho que lhes é estranho, o três terão que descobrir o que é o livro que encontraram, por que estão sendo perseguidos, o que está acontecendo com o Multiverso e, principalmente, quem são e quais os seus verdadeiros papéis diante dos horrores que se instauraram na Terra, horrores cujas implicações para as demais dimensões do Multiverso podem ser devastadoras.
Numa corrida contra o tempo, eles precisam chegar e atravessar o Portal da Babilônia, uma porta mística para a dimensão da Luz que fica dentro de uma igrejinha no interior do estado em que moram. Sete dias é o prazo de que dispõem, não há transportes disponíveis e o caminho está tomado por armadilhas fatais.
Quem são e para onde vão é o que os três amigos perguntam aos seus guias a todo instante, e porque eles precisam atravessar um portal que os levará a uma outra dimensão se é a Terra, devastada pela Escuridão, que mais precisa deles naquele momento. Qual é a missão existencial que lhes foi confiada? Eles encontraram ou foram encontrados pelo livro que se comunica de modo tão profundo com todo aquele que o abre? Por que precisam lutar contra inimigos desconhecidos que querem destruí-los a qualquer preço? Como salvar a si próprios e ao planeta desolado pelos horrores da Dimensão Negra?
O Criador a tudo observa, impassível, inerte e silencioso na inexistência a qual se recolhera por opção própria.
Harda – O Primeiro Portal é uma homenagem ao que a ficção fantástica tem de mais fascinante: a aventura, a emoção e o sobrenatural.