Em A Capela de Moloch, Mike Mignola - que desde 2005 não desenhava uma aventura completa -, leva Hellboy a uma vila isolada de Portugal, a fim de investigar um artista cujas pinturas são inspiradas por algo bem menos adorável do que uma bela musa.
Montes Apalaches, 1958. O Detetive Sobrenatural tenta salvar Tom, um atormentado homem que na juventude se envolveu com magia negra. O erro de adolescente custou-lhe a alma, e agora Tom é perseguido por um implacável demônio de notória avareza. Este é o enredo de O Vigarista, o principal destaque deste especial. Nessa macabra aventura, Mignola repete a aclamada parceria com o consagrado desenhista e mestre do horror Richard Corben (HellboyT: Makoma). E o resultado não poderia ser melhor. Publicada originalmente em três edições - e na íntegra nesta coletânea -, a história foi eleita a melhor minissérie de 2008 e contemplada com o Prêmio Eisner, o Oscar dos quadrinhos.
Para encerrar em alto nível, temos ainda um pequeno bônus: a aventura curta A Verruga, na qual Mignola e o sensacional desenhista Duncan Fegredo (HellboyT: O Clamor das Trevas) fazem uma surreal visita aos pesadelos do Hellboy.