O livro aparece revisto e ampliado, procurando responder ainda mais satisfatoriamente às expectativas e necessidades dos professores e estudiosos da história da nossa educação.
Abordando o conjunto da história da organização escolar brasileira em seus principais aspectos, este livro constitui a primeira tentativa sistemática de abordar globalmente a história da educação brasileira, mantendo presente o vínculo entre o especificamente educacional e o desenvolvimento da base material da sociedade brasileira. E, dado o seu pioneirismo, importa reconhecer que o empreendimento foi bem-sucedido.
Por se tratar de um texto escrito em linguagem clara, sem cair em simplificações; didático sem ser superficial; acessível mas não facilitador, e de leitura leve, porém não aligeirada, esta obra é útil aos professores de História da Educação tanto dos cursos de pedagogia, como dos cursos de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino de primeiro grau. Interessa, ademais, a todos os que se preocupam em compreender a educação brasileira do ponto de vista de sua história.