Alexandre Herculano, um grande nome da historiografia portuguesa analisa o Tribunal do Santo Ofício (vulgo Inquisição) desde a sua instauração, passando pela sua tenebrosa ação ao longo de séculos. Destaque para os relatos de perseguições religiosas com horríficos detalhes, baseados em fontes escritas. Herculano faz também um périplo pela Inquisição espanhola.
Na “História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal” Herculano lança luz sobre muitos aspetos da nossa origem histórica que ajudam a entender melhor nosso presente. Pelo trecho abaixo, percebemos que o ataque a liberdade política e religiosa não vacila, tendo ocorrido nos séculos XVI, XIX e XXI.
“Aos que, ouvindo e lendo as declamações contra as tendências legítimas da moderna civilização, vacilarem nas crenças da liberdade política e da tolerância religiosa, pedimos que, depois de lerem também este livro, procurem na sua consciência a solução de um problema pelo qual concluiremos, e que encerra o resultado final, a aplicação prática do presente trabalho histórico.”
Comunicação / Crônicas / Direito / Drama / Ensaios / História / História Geral / Não-ficção / Política