A história de Israel é a história de um povo que começou a existir em determinada época como uma liga de tribos unidas em aliança com Iahweh. Posteriormente, esta liga de tribos passou a existir como uma nação, em seguida como duas nações, e finalmente como uma comunidade religiosa. Esta comunidade religiosa sempre se distinguiu no seu meio como uma entidade cultural distinta.
O fator característico que fez de Israel um fenômeno peculiar, que criou a sua sociedade e era um fator controlador de sua história foi, naturalmente, a religião. Por isso neste livro se estuda a história de Israel como um tema inseparável da história da religião de Israel.
Por cultivar a consciência de que a história social, política e econômica de Israel não pode ser dissociada da sua história religiosa é que "História de Israel", de John Bright, é uma referência para os estudantes de Teologia e de Sagrada Escritura de todas as épocas. A presente edição brasileira é tradução da quarta edição norte-americana, atualizada pelo estudioso William P. Brown.
História / Religião e Espiritualidade