Ecubu, a menina-serpente, não nasceu na terra. Ela veio até aqui por ordem do Criador, o senhor de todas as coisas, para que acompanhasse o desenvolvimento dos Nates, seres que andavam eretos, mas ainda não eram humanos, e que estavam destinados a dominar os três reinos: animal, vegetal e mineral. Ao adentrar o mundo maravilhoso e mágico das histórias que a amenina-serpente contou, o encantamento das histórias africanas permanecerá para sempre. É por isso que as serpentes existem em todos os países.
Em nossas andanças, nós a encontramos aos pés de uma grande montanha segurando sua pena e seu bloco de anotações. Sim, um bloco de anotações. Como se fosse um diário, ela escreve tudo o que vê ouve, para depois relatar ao Criador. No início ficamos assustados, mas ao ouvirmos sua voz tão tão doce e seus olhos brilhantes e negros, o medo foi desaparecendo e surgiu entre nós grande amizade. E ela, apesar de sua discrição, contou-nos várias histórias sobre a origem da áfrica, do conhecimento e da terra.
Mostrou-nos que a sabedoria e a verdade caminham sempre juntas e podem nos ajudar a compreender a história de cada um, lembrado que todos fazem parte da grande família humana e que a Terra é a mãe e casa de todos.
Infantojuvenil