Horto

Horto Auta de Souza


Compartilhe


Horto


outros poemas e ressonância




Horto é um livro de poesias escrito pela poetisa potiguar Auta de Sousa e publicado pela primeira vez em 20 de Junho de 1900, com prefácio de Olavo Bilac.

É a história de uma grande dor. Formou-o a autora recordando, sentindo, penando. Não se tratava apenas de um relato de vida em versos, tampouco de uma escritora feminina oitocentista, preparada apenas para amar Cristo sob todas as circunstâncias, ela também rompia as barreiras da escrita feminina, pois nessa época, a sociedade estava voltada em especial, para conferir visibilidade social ao homem, não a mulher, havia o sexismo da crítica, a figura femina era prepaprada para “anjo do lar”.

Sua poesia é dotada de um lirismo cheio de pureza e com uma vocação legitimada que marca um estilo próprio, vocação essa reconhecida por ela mesma, ao se definir como “noiva da poesia”, amava o verso. Despreocupada com qualquer engajemento literário, não se filiou a nenhuma escola. O gosto pelo individual em detrimento a objetividade da vida, mística de seus versos, permite o questionamento dos críticos literários em torno de seu estilo: simbolista? parnasiano? romântico? Do ponto de vista da técnica inconfundível do uso de letras maiúsculas nos substantivos comuns, na busca de evidenciar um conteúdo sugestivo e ainda, se considerarmos o caráter místico e religioso de sua obra, revela-se o Simbolismo.

Poemas, poesias

Edições (2)

ver mais
Horto
Horto

Similares

(6) ver mais
Nísia Floresta
Cintilações de uma alma brasileira
Poemas Dos Becos De Goiás E Estórias Mais
Melhores Poemas de Cecília Meireles

Resenhas para Horto (34)

ver mais
Auta de Souza merece ser lida e relida
on 2/9/20


Poemas que tocam a alma. Ao ler, consegui sentir toda a dor e devoção da poetisa. Fiquei encantada.... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam2
Avaliações 3.2 / 124
5
ranking 23
23%
4
ranking 21
21%
3
ranking 30
30%
2
ranking 15
15%
1
ranking 11
11%

33%

67%

Kemi
cadastrou em:
09/09/2009 11:10:46
Nalí
editou em:
19/08/2015 14:26:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR