I Tessalonicenses é como é conhecida a primeira epístola que o apóstolo Paulo redigiu aos habitantes de Tessalônica.
Na segunda viagem missionária, Paulo de Tarso pregou na sinagoga desta cidade - o templo principal dos judeus daquela região da macedónia - lançando as fundações de uma das mais marcantes igrejas da época (a que se destina esta epístola. Alguma animosidade contra Paulo, por parte dos judeus da cidade, levaram-no a fugir para Beréia.
São duas cartas escritas ao povo Tessalônico, a primeira epístola é composta de cinco capítulos.Em seu capítulo primeiro, Paulo agradece a fidelidade da igreja ao Senhor, dizendo que eles são fiés a Cristo e imitadores Dele.
No capítulo Segundo, Paulo fala a respeito da chegada de Timóteo e pede que continuem orando e tendo amor cristão uns com e pelos outros para que permaneçam irrepreensíveis perante o Senhor.
No quarto capítulo, Paulo lembra à Igreja que deve andar de maneira que agrada a Deus, que cada um busque santificar-se cada dia mais. Que os irmãos permaneçam se afastando da prostituição, das mentiras, pois Deus requer um povo santo e que Ele despreza a imundícia. Paulo também fala a respeito dos que dormem em Cristo, para que creiam na ressureição, dos que morreram em Cristo, quando Jesus voltar nos altos céus para buscar a sua Igreja. Fala a respeito do retorno de Cristo para buscar a sua igreja.
No último capítulo, Paulo fala a respeito de como será a vinda de Cristo, ele compara que a sua vinda será como o ladrão a noite, que, portanto, devemos sempre estarmos alerta e nos comportarmos como Cristo requer de sua igreja. Que o povo deveria continuar em constante oração, dando graças ao Senhor em todas as coisas, não reprimindo o Espírito Santo, examinando todas as coisas e guardando somente o bem, não desprezando as profecias e afastando-nos de tudo que aparentar ser mal.
Religião e Espiritualidade