O Parque Nacional Serra da Capivara constitui a maior concentração conhecida de sítios arqueológicos e o maior acervo de pinturas rupestres do continente. Seus registros identificam os primeiros vestígios humanos no continente americano há mais de 50000 anos. São descobertas suficientes para questionar a teoria clássica sobre o povoameento do continente americano, que data o surgimento do homem, na região, há 30.000 anos.
Lamentavelmente, esse santuário arqueológico reúne conjuntos de pinturas que são, hoje, apenas vestígios parciais de uma pintura milenar que está desaparecendo com o tempo. São fósseis, artefatos, inscrições que compõem riquíssimo museu a céu aberto que precisa ser preservado. Esses objetos culturais guardam a memória de nossos ancestrais pré-históricos. São ferramentas valiosas que nos auxiliam a conhecer o que fomos, para compreender em que nos transformamos.
Ao patrocinar esta obra e financiar o trabalho de preservação do acervo do Parque Nacional Serra da Capivara, a Petrobrás reforça a sua presença como empresa que mais investe na preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. Tombados pelo IPHAN e inscritos na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, os sítios arqueológicos da Serra da Capivara serão, agora, protegidos de infiltrações, incêndios e destruição pelo homem. Esta é, talvez, a melhor forma de preservar esses testemunhos da nossa memória.