É dever dos filhos de Deus empreender os mais elevados esforços para a maior Glória da Santíssima Trindade. Que dizer, pois, da importância de preciosas obras escritas para este fim? Repousa, aqui, exemplo precioso medianeiro. Ei-lo: IMITAÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM, tratativa incessante da Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria como caminho maternal para dirigir as almas rumo ao Céu. A oferta de amor para O Amor assume o formato de um livro, verdadeiro manifesto de devoção para com esta que é a Mãe da humanidade.
Este livro apresenta profundo conteúdo, que nos induz a meditar cada palavra dulcíssima da Virgem Imaculada. Por muitas vezes, aquele que se debruça em suas páginas reporta à consciência quão piedoso não teria sido este Abade que, inspirado na mais sã doutrina católica, nos deixou tão belíssimos trechos. A companhia de Nossa Senhora é revestida de verdadeira e íntima doçura no momento das meditações proporcionadas por esta leitura atenta. Faz-nos reconhecer com profundo amargor toda culpa e miséria que carregamos, e ainda buscar com terno amo a humilhação e pequenez que seu exemplo nos apresenta. Como agia, como amava, como era oculta, características que reluzem desta que nada queria, para que somente a vontade de Deus fosse cumprida.
Esta obra é um daqueles presentes que a bondade divina nos concede e faz, propositadamente, chegar até os dias atuais, no meio desta evidente denominada crise da igreja e a crise de valores essencialmente cristãos no seio da sociedade. São, pois, consolações e orientações que refletem a sabedoria e perfeição do Catolicismo, conservadas por sua Santa Tradição.