Introdução à Filosofia

Introdução à Filosofia Martin Heidegger


Compartilhe


Introdução à Filosofia





A primeira seção desenvolve a diferença entre ciência e filosofia a partir da essência da verdade. A positividade da ciência e sua verdade fundamentam-se na transcendência como estrutura essencial do ser-aí, a saber, como a manifestação do ente que permite ser.

A segunda seção discute a relação entre filosofia e visão de mundo nas determinações fundamentais do ser-no-mundo, da transcendência e da compreensão do ser. Da falta de proteção e do ser-aí inconstante na renúncia à supremacia do ente resultam duas possibilidades básicas de visão de mundo: aquela como salvação (mito, religião) e aquela como atitude - com suas formas de degeneração. A filosofia, conforme conclui Heidegger, está contida como atitude num notável sentido da visão de mundo: deixar acontecer e formar a transcendência (ser-no-mundo) como liberdade.

Edições (1)

ver mais
Introdução à Filosofia

Similares

(10) ver mais
NIETZSCHE
Nietzsche: Seminários de 1937-1944
Dicionário Heidegger
Ser e Tempo

Resenhas para Introdução à Filosofia (3)

ver mais
Martin Heidegger (Filósofo). https://goo.gl/search/Martin+Heidegger INTRODUÇÃO A FILO
on 7/1/17


Seria a filosofia uma ciência ou ela estaria subordinada a essa mesma ciência? São essas algumas das perguntas que esse livro de Martin Heidegger busca responder. Para Descartes a filosofia seria uma ciência do qual todos os outros ramos estariam subordinados. Heidegger nega que a filosofia seja uma ciência e quer dignificá-la situando-a acima de qualquer área da ciência. A filosofia, ao contrário da ciência, permite ao filósofo dar aquilo que Heidegger chama de ?salto na transcendênci... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam1
Avaliações 4.2 / 26
5
ranking 35
35%
4
ranking 50
50%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Nat Sartorio
cadastrou em:
21/04/2009 21:33:42