O principal enfoque desta 'Introdução ao Novo Testamento' concentra-se no que costumamos chamar introdução especial - ou seja, em questões históricas que tratam de autoria, data, fontes, propósitos, destinatários e assim por diante. Embora este livro frise muito mais as questões de introdução especial, os autores não deixaram de incluir um breve esboço de cada documento neotestamentário,
fornecendo um fundamento racional para as escolhas que fizeram. Em todos os casos, apresentam um breve relato dos estudos atuais sobre o livro e mostram a contribuição teológica que cada documento neotestamentario presta ao canon.
A preocupação primordial dos autores é no sentido de que novas gerações de estudiosos do Novo Testamento tenham um melhor domínio da Palavra de Deus.
D. A Carson é Ph. D. em Novo Testamento pela Cambridge University. Desde de 1978 leciona Novo Testamento na Trinity Evangelical, Illinois, EUA. É especialista em diversas áreas, com destaque para teologia bíblica, pós-modernismo, gramática grega, teologia joanina, teologia paulina etc. É autor de dezenas de livros, destacando-se A Exegese e suas falácias: Perigos da Interpretação Bíblica (Edições Vida Nova).
Douglas J. Moo, Ph. D., é professor de Novo Testamento na Trinty Evangelical Divinity Scholl, além de diretor do programa de doutorado em Filosofia e Estudos Teológicos. Atualmente é diretor da Trinity Journal. É autor de Tiago: Introdução e Comentário (Edições Vida Nova).
Leon Morris, já aposentado, é considerado um dos mais respeitados especialistas evangélicos em Novo Testamento. Foi diretor do Riddlley College, em Melbourne, Austrália, e lecionou Novo Testamento, na condição de professor-visitante, na Trinity Evangelical Divinity School. Entre seus numerosos trabalhos destacam-se Lucas: Introdução e Comentário (Edições Vida Nova).