É uma verdade universalmente reconhecida que todo bom mistério precisa de uma detetive brilhante…
Um mistério de assassinato espirituoso e envolvente, apresentando a jovem Jane Austen como uma intrépida detetive amadora.
Depois de vários encontros furtivos com Monsieur Lefroy, Miss Austen está na expectativa de ser pedida em casamento durante o grande baile da família Harcourt. Mas quando uma mulher desconhecida é encontrada morta durante o evento, Jane é a única a reconhecê-la como a chapeleira francesa que encontrou no mercado de Basingstoke poucos dias antes.
Ninguém sabe por que ela foi morta, tampouco por que estava ali. Mas a jovem Jane, escritora de mente afiada e perspicaz, logo nota o sumiço de um exuberante colar de pérolas que a chapeleira usava. A partir daí, as autoridades, apressadas para resolver o caso, determinam que foi apenas um roubo que deu errado. Mas havia tantos diamantes mais valiosos no baile… Não, Jane não está convencida.
De repente, os planos de casamento são completamente obliterados, pois o irmão de Jane, George, é flagrado com o tal colar. Ele logo é detido para aguardar julgamento na prisão, e Jane precisa se envolver ainda mais na investigação do assassinato.
Decidida a desvendar esse mistério, trazendo justiça à pobre chapeleira e liberdade ao irmão, Jane mergulha nas traiçoeiras águas da alta sociedade, determinada a encontrar o criminoso. Na busca pela verdade, ninguém será poupado de seu escrutínio.
Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério