Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë


Compartilhe


Jane Eyre





Primeiro romance de Charlotte Brontë, uma das irmãs que compõem a famosa família literária inglesa, Jane Eyre conta a história de uma jovem em busca de uma vida mais significativa na sociedade inglesa do século XIX.

Por meio da abordagem de temas como a subordinação da mulher, relações familiares abusivas que geram traumas futuros e o crescimento moral e espiritual da personagem principal, Jane Eyre foi publicado originalmente em 1847, mas se mostra ainda muito atual.
Jane, órfã de pai e mãe, vive com parentes que a desprezam, sendo tratada por sua tia de modo muito diferente do tratamento recebido pelos primos, cruéis e fúteis. Já com 10 anos de idade, Jane é enviada para a instituição de caridade Lowood, uma escola com métodos rígidos de ensino. Apesar das inúmeras privações que enfrenta na escola, a menina leva uma vida quase feliz e se torna forte e independente, passando a lecionar na entidade que a formou. Aos 18 anos, decide partir, e consegue um trabalho como preceptora da jovem Adèle, pupila do irônico e arrogante Edward Rochester. A partir deste momento, a vida de Jane toma um rumo diferente e inesperado, que envolve mistério, novas amizades, diferentes sensações e até mesmo uma história de amor.
Jane Eyre é considerado um romance de formação, no qual se narra o desenvolvimento físico, moral, psicológico, estético, espiritual e social da personagem principal, desde sua infância até a maturidade. Charlotte Brontë representou, por meio da protagonista, a ideia de emancipação feminina, isto é, de que as mulheres não tinham a obrigação de se casar para ter uma vida; que poderiam trabalhar e se sustentar de maneira independente. Ao longo do romance, são tecidas diversas críticas à condição de inferioridade atribuída às mulheres naquela época. A autora é, por isso, considerada transgressora das regras vigentes em sua sociedade, vista hoje como uma mulher à frente de seu tempo.
Jane Eyre narra, além de uma comovente história de amor, a saga de uma jovem em busca de uma vida mais significativa do que a sociedade inglesa do século XIX tradicionalmente permitia às mulheres.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Jane Eyre

Similares


Resenhas para Jane Eyre (12)

ver mais
Mais uma obra prima das irmãs Brontë
on 25/2/24


Uma menina órfã, rejeitada pela tia e por seus primos, é mandada para uma instituição só de meninas, uma escola onde as regras são muito rígidas. A coragem dessa menina, ao completar 18 anos, a fez conseguir um emprego, em uma casa, para ser preceptora de uma esperta menina. Uma situação singular a fez fugir desse emprego e buscar uma nova vida. Passou por muita dificuldades, passou fome e feio, chegou a desmaiar, e foi ignorada por muitos. Da metade do livro pra frente é só revi... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 33
5
ranking 67
67%
4
ranking 30
30%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

5%

95%

João gregorio
cadastrou em:
23/04/2021 15:04:57
Veronica @gatonolivro
editou em:
30/12/2022 15:17:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR