“Janela Mágica” é um romance infanto-juvenil que tem como ponto de partida a discussão sobre o efeito da televisão na vida das pessoas.
A história é sobre o menino Carlos, que vive em função da televisão e acredita que a vida é apenas aquilo que ela lhe apresenta. Com isso, afasta-se do que é de fato real, dos amigos, das brincadeiras, de livros, da família. Até que um dia, seus amigos o ajudam a libertar-se da tal “janela mágica”.
"Janela Mágica é uma crítica ao padrões de TV da maioria das emissoras ,que diariamente somos obrigados a aceitar. Muitas vezes afastando-nos da realidade ou deturpando-a, a Tv exerce uma influência negativa sobre a infância e a juventude, e também sobre os adultos. Alécio Alencar elaborou um texto bem humorado , que faz rir e refletir ao mesmo tempo. E nos mostra que todo excesso é prejudicial. Carlos, a personagem principal, que come, bebe, digere e vive Tv, é o símbolo de parte da juventude, que só deixará de ser alienada se conviver mesmo com a realidade concreta e não a da "telinha".
Infantojuvenil