Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão

Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão Hilda Hilst


Compartilhe


Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão





Por meio dos poemas de Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão, obra publicada em 1974, Hilda Hilst alcança a maturidade poética, deixando de ser uma mulher, que por sua rara beleza e comportamento avançado, era mais interessante do que sua literatura. Nesta obra, Hilda Hilst consegue, por fim, obter o equilíbrio entre a idéia e sua expressão, através da espontaneidade da sintaxe e de um vocabulário desconcertante.

É a própria autora que relata um fato bastante jocoso relacionado a esta obra. Logo após sua publicação, Hilda se encontra com Carlos Drummond de Andrade e este, superando sua renitente timidez, disse: "Você não dormiu com essa cara, não é? Os poemas estão tão bons que eu sei que você não dormiu com ele." "É verdade", respondeu Hilda.
A respeito de Hilda Hilst e de sua obra muito se disse. O próprio Drummond, em 1952, dedicou-lhe um poema, em que, entre outros versos, diz: "Então Hilda, que é sab(ilda) / Manda sua arma secreta: / Um beijo em morse ao poeta." Já Leo Gilson Ribeiro, importante crítico literário, que considera a autora o maior escritor vivo em língua portuguesa, afirmou: "A literatura, o estilo, a atemporalidade dos textos são um subproduto quase acidental, inconsciente, de uma busca mística, panteísta, de um indevassável e por isso mesmo instigante e ameaçador: decifra-me ou eu te devoro." Para o escritor Caio Fernando de Abreu, já falecido, Hilda Hilst é o nome mais controvertido da literatura brasileira contemporânea.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (3)

ver mais
Júbilo, memória, noviciado da paixão
Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão
Júbilo, memória, noviciado da paixão

Similares

(27) ver mais
Tu não te moves de ti
outono azul a sul
Um feixe de rúculas
Grandes chances de morrer lentamente

Resenhas para Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (209)

ver mais
Hilda, mestra da singularidade.
on 16/2/20


São poucos escritores que conseguem transitar de um tema para outro com tanta facilidade e com tanto talento. Neste livro, Hilda começa com poemas de amor, de entrega, para logo depois partir para poemas onde o temor da morte se faz presente, e por fim, ela finaliza com temas políticos. E tudo se completa, se soma, se agrega. A Hilst é maravilhosa. Seus poemas transmite sensibilidade e intensidade de forma certa.... leia mais

Vídeos Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (1)

ver mais
Resenha: Júbilo, memória, noviciado da paixão, de Hilda Hilst

Resenha: Júbilo, memória, noviciado da paixão


Estatísticas

Desejam134
Trocam3
Avaliações 4.2 / 1.537
5
ranking 46
46%
4
ranking 38
38%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Helena
cadastrou em:
08/01/2009 04:12:18
Helena
editou em:
28/08/2018 10:46:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR