Justiça interrompida

Justiça interrompida Nancy Fraser


Compartilhe


Justiça interrompida


Reflexões Críticas Sobre a Condição “Pós-socialista”




Justiça Interrompida é uma reflexão crítica sobre o que a filósofa Nancy Fraser denomina condição “pós-socialista”. A autora procura compreender os desafios impostos pela derrocada dos socialismos no final dos anos 1980, pelo surgimento das políticas de identidade e pela fragmentação das frentes de luta progressista. Os textos e ensaios reunidos na obra, escritos entre 1990 e 1996, iluminam a polarização política e intelectual contemporânea, o quase abandono das reivindicações por redistribuição igualitária e o aumento de mobilizações sociais por reconhecimento, esvaziadas no termo “políticas identitárias”.
Fraser nos oferece um quadro teórico abrangente para analisar as diferentes causas e soluções para as injustiças econômicas e culturais. Evitando posturas economicistas, que rechaçam políticas de reconhecimento como “falsa consciência”, bem como posturas culturalistas, que rechaçam políticas redistributivas como antiquadas, a autora desenvolve um modelo de crítica social que integra as duas dimensões. A obra traz elementos para escaparmos do quadro de fragmentação e carência de uma visão alternativa de sociedade emancipada: “A atual ausência de uma visão utópica certamente está longe de corroborar a afirmação rasa de Francis Fukuyama de que 1989 representa o ‘fim da história’. Não há qualquer razão para acreditarmos que isso vá durar. Mas essa ausência caracteriza nossa situação. Pelo menos até o momento, as lutas progressistas não estão ancoradas em nenhuma visão credível de uma alternativa à ordem atual. Como consequência, a crítica política é pressionada para que refreie suas ambições e permaneça ‘de oposição’. Em certo sentido, estamos sem rumo”, escreve Fraser na introdução.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Justiça interrompida

Similares

(1) ver mais
Cannibal Capitalism

Resenhas para Justiça interrompida (1)

ver mais
on 20/4/22


O livro é digno de profunda reflexão, a brilhante autora demonstra seu repertório crítico com profundo embasamento teórico, organizando pensamentos do mundo denominado pela filósofa de ?pós-socialista?, uma categoria assim descrita, a qual tenho inclinações a não concordar com o termo, visto que ao contrário da afirmação ilusória de Fukuyama, ?fim da história?, todas esses debates teóricos alimentam a construção do socialismo na prática. Em um texto agradável, questões referente a red... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 9
5
ranking 78
78%
4
ranking 22
22%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

lbarrosjr
cadastrou em:
12/02/2022 18:21:52
lbarrosjr
editou em:
01/03/2022 07:46:23