Aos 10 anos, Naim vive em um dos últimos paraísos terrenos, a cidade portuária de Lamu, no Quênia. O pequeno esquivo encontra alegria na vida, mas o Patrimônio Mundial de Lamu enfrenta a ameaça de especuladores imobiliários e de autoridades submissas.
Assim como Macunaíma e Tom Sawyer, Naim se destaca como um herói corajoso e livre. O jovem órfão conhece melhor as ruelas de Lamu do que os versos do Alcorão, e não aguenta mais ouvir os conselhos e as cobranças do irmão mais velho. Aos 11 anos, recusa ser tratado como uma criança.
Suas muitas escapadas levam Naim a interagir com personagens pitorescas de diferentes graus de honestidade, desde turistas ingênuos até traficantes de drogas, prostitutas, agentes imobiliários e jihadistas.
Num determinado dia, seu caminho se cruza com o do velho Ali, o guardião da árvore sagrada, ao pé da qual repousa o corpo gigante de Liongo Fumo, o último herói de seu povo.
Com Kililana Song, Benjamin Flao reaviva a chama das histórias em quadrinhos de aventura para o grande público.
“Para esta graphic novel, Benjamin Flao baseou-se em sua própria experiência. E tudo o que ele retrata é real.”
Les Echos
“Benjamin Flao nos leva a uma viagem poética pelo arquipélago de Lamu, ao largo da costa do Quênia, no seu primeiro álbum solo. Sua alma nos conduz pelo labirinto de uma história gráfica de rara intensidade. [...] Um hino à liberdade e à aventura.”
BDSphere
“Kililana Song nos apresenta personagens extremamente bem trabalhadas. A observação atenta dos costumes confere à história exatidão e realismo.”
ActuaBD
“Uma obra notável, que concilia a ingenuidade encantadora de uma crônica de infância com a precisão cruel de uma crônica social.”
BDGest
“O encanto da obra reside nos desenhos. O desenho de Benjamin Flao é simultaneamente exato e vivo, sublimado por uma grande ciência da cor.”
L’Express
“O autor apresenta um roteiro bem elaborado, que mistura crítica social, discurso ecológico, esoterismo e romance, e consegue transmitir tudo isso pelos olhos de crianças como Naim.”
Bulle D’Encre
“A poesia intensa que emana desta obra desperta no leitor o desejo de viajar.”
BoDoi
HQ, comics, mangá