Na Paris do século 19, uma cortesã se envolve com um rapaz de família rica, e a sociedade faz de tudo para impedir esse amor entre desiguais. Baseada em "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas, "La Traviata" é uma ópera de melodias encantadoras e paixões exacerbadas.
Trata-se de uma das glórias na produção do grande mestre da música italiana no século 19, Giuseppe Verdi (1813-1901). Ao retratar a mulher aparentemente frívola que se revela capaz de sacrificar tudo por amor, Verdi construiu uma das maiores personagens femininas de todo o repertório operístico, com desafios musicais e dramáticos que vêm atraindo as grandes sopranos desde a estreia, em 1853.
Nesta gravação, a cortesã Violetta Valèry é representada por uma das maiores cantoras líricas de todos os tempos, Maria Callas. Ela está na sua plenitude vocal, aos 30 anos de idade, trazendo ao papel uma carga dramática e uma intensidade que estabeleceriam um novo paradigma de excelência e influenciariam todas as intérpretes posteriores de "La Traviata".