Não se conhece praticamente nada mais sobre Lee Falk. Só que ele criou Mandrake (1934) e O Fantasma (1936), dois clássicos dos quadrinhos de aventura. Ou que ele passou 63 de seus 88 anos bem-vividos a escrever suas tiras e páginas dominicais para jornais e histórias em quadrinhos.
Este livro revela quem foi ele de fato: o diretor e produtor de mais de 300 peças de teatro, doze delas de sua autoria;
o administrador de seis teatros ao lado do quadrinhista Al Capp; o gestor que combateu o segregacionismo e deu protagonismo aos negros no palco e que lutou com seus quatro filhos advogados pelos direitos dos negros na década de 1960: (...) dentre inúmeras informações e curiosidades levantadas por Gonçalo, ficamos sabendo que Lee Falk lutou ativamente contra o racismo; foi espião durante a Segunda Guerra Mundial; denunciou a farsa da biografia de Hitler; militou pelos direitos civis dos negros e contra a Guerra do Vietnã na década de 1960. Falk escreveu as histórias dos seus personagens, o Fantasma e o Mandrake, por mais de 60 anos. E ele esteve no Brasil, com sua viagem documentada neste livro, que conta com fotos e ilustrações.
Se você ama Mandrake e O Fantasma vai se encantar e até se apaixonar por um dos grandes gênios dos quadrinhos de todos os tempos. . .
====
Live com o jornalista, escritor e quadrinista Gonçalo Junior : LEE FALK, A LENDA DOS QUADRINHOS
https://www.youtube.com/live/8zweKgm9qm4
https://www.youtube.com/watch?v=FN8ovrSUsvU
https://www.youtube.com/watch?v=ESAsc6Z6rtM
====
https://thephantom.fan/2024/03/22/lee-falk-the-comic-legend-book/
https://falaanimal.com.br/2024/03/27/lee-falk-ganha-biografia-pela-noir/
https://universohq.com/noticias/lee-falk-criador-do-fantasma-e-do-mandrake-ganha-biografia/
Biografia, Autobiografia, Memórias / Comunicação / Crônicas / Ensaios / História / HQ, comics, mangá / Literatura Brasileira / Não-ficção