Leonor de Aquitânia. Uma bela jovem de personalidade fogosa, ainda solteira. O seu dote, o ducado de Aquitânia, terras de extrema riqueza. Em 1137, a vida é maravilhosa no castelo de Leonor em Bordéus, luxuosamente decorado e permanentemente alegre, enquanto que o Louvre do pobre rei de França é sinistro, sujo e silencioso.
Ao lado de Leonor, surge outra sedutora figura, a de Loanna de Grimwald. Uma jovem de quinze anos, a mesma idade de Leonor, mas uma rapariga diferente de todas as outras, um misto de fada e feiticeira. Enviada pelo seu antepassado o mago Merlin, Loanna é herdeira dos segredos dos druidas e tem uma missão: tornar-se a confidente de Leonor, ser a sua sombra, e conseguir que ela case, um dia, com Henrique, o futuro rei de Inglaterra.
Um primeiro romance fascinante, onde o sobrenatural e a sensualidade se misturam com a História, recriando uma Leonor de Aquitânia desconhecida. Levados pela escrita cativante de Mireille Calmel, retemos a respiração desde o momento que precede o primeiro beijo, brandimos a espada para defender a rainha, ficamos com o coração partido quando morre o seu melhor amigo…