Um dos nomes mais importantes da diplomacia norte-americana, atuando na política internacional desde os anos 1960, Henry Kissinger apresenta uma seleção fascinante de personalidades políticas do século XX que ele conheceu, ou com quem trabalhou, e que influenciaram não só seus países, mas a geopolítica mundial. Uma verdadeira aula sobre o poder da liderança.
Até que ponto um indivíduo pode mudar a história? Para Henry Kissinger, boas lideranças são essenciais, principalmente em períodos de transição, quando os contornos do futuro ficam incertos. Em épocas assim, é fundamental que líderes pensem e ajam de forma criativa e eficaz. Líderes inexpressivos são incapazes de diferenciar o que realmente importa; tendem a ser esmagados pelo aspecto inexorável da história. Os grandes líderes, por sua vez, intuem as sutilezas da arte de governar e distinguem suas reais prioridades.
Os seis nomes examinados nestas páginas ― Konrad Adenauer (Alemanha), Charles de Gaulle (França), Richard Nixon (Estados Unidos), Anwar Sadat (Egito), Lee Kuan Yew (Cingapura) e Margaret Thatcher (Reino Unido) ― foram moldados pelas circunstâncias de seu tempo e influenciaram a ordem internacional no pós-Segunda Guerra Mundial. Para cada um deles, Kissinger associou um tipo de estratégia de liderança, baseada em seus principais atributos. O fato de o autor ter conhecido todos eles no auge de suas influências confere um toque especial a esta narrativa que, além de instigante, é uma poderosa reflexão sobre o sentido e a importância da liderança.
“Um livro extraordinário, que entrelaça duas linhas de pensamento da longa e importante carreira do ex-secretário de Estado Henry Kissinger. […] Em Liderança, ele apresenta um conjunto fascinante de estudos de casos históricos e de biografias políticas, mesclando-os de forma perfeita.” ― The Wall Street Journal
Biografia, Autobiografia, Memórias / História / Política