Os SEAL são a principal força de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos. Altamente especializados, são encarregados das missões mais sigilosas de seu país, onde quase sempre estão em risco a soberania e a segurança nacional – vide localizar e matar terroristas como Osama Bin Laden. Em campo, alguns desses militares de elite tornam-se homens-rã, mergulhadores de combate que lidam com missões submarinas de guerra como salvamentos, resgates e demais operações especiais.
Em 2011, após décadas enfrentando todo o tipo de desafio de liderança, o almirante William H. McRaven se tornou um Bullfrog, título dado aos homens-rã que serviram por mais tempo na ativa. Mas, embora tenha chegado ao topo de sua hierarquia, o sucesso de McRaven é baseado na lógica que orienta todos os SEAL, independentemente do grau de patente. Todos são planejadores meticulosos – têm planos A, B, C, D, E. Todos procuram garantir a máxima eficiência baseando-se no cálculo e na programação de cada passo e resultado possível. Todos são líderes.
De maneira prática, profunda e inspiradora, McRaven, um líder de líderes, compartilha ensinamentos
poderosos, para além do campo de batalha, e mostra que a soma de qualidades individuais e atitudes é o alicerce de todo grande dirigente. Liderar é simples (mas não é fácil) é um livro sobre estratégia e resiliência, sobre autorresponsabilidade e gestão de pessoas, sobre grandeza e humildade e, sobretudo, um tratado sobre as qualidades que separam os bons líderes dos líderes verdadeiramente incríveis.
Literatura Estrangeira / Não-ficção