Destinado não só aos profissionais, mas também a todos que têm música pulsando nas veias, o livro trata exclusivamente da música ocidental. Em nenhuma outra civilização ocupa um compositor a posição central de Beethoven na história da nossa civilização; nenhuma outra civilização produziu fenômeno comparável à polifonia de Bach, explica Carpeaux.
São sete séculos de música temperados com detalhes históricos e explanações teóricas preciosas. Ele nos fala de um Beethoven malvestido com a mesma naturalidade que discorre sobre o Alto Romantismo alemão, classifica a arte de Villa-Lobos como a Declaração da Independência musical do Brasil, questiona o espanholismo de Carmen e muito mais.
Sobre o autor:
Nascido em 1900, Otto Maria Carpeaux é filho da mesma Áustria que forjou Mozart e Haydn. Naturalizado brasileiro, faleceu no Rio de Janeiro, aos 78 anos. Erudito, com sólida formação humanística, trouxe para o Brasil uma contribuição da maior importância como crítico e ensaísta, em vários setores da cultura. Seus livros publicados pela Ediouro são: Tendências Contemporâneas na Literatura; As Revoltas Modernistas na Literatura; Uma Nova História da Música.
Artes / Biografia, Autobiografia, Memórias / Comunicação / Crônicas / Didáticos / Técnico / Educação / Ensaios / Entretenimento / História / História Geral / Música / Não-ficção