Robin Hood é um herói lendário inglês cujas aventuras, contadas pela tradição oral e pela poesia popular, datam da época em que Ricardo Coração de Leão havia partido para uma Cruzada e deixado seu irmão João governando a Inglaterra. Sua lenda é a expressão do descontentamento popular num período de disputas de terras, é um símbolo da resistência dos camponeses contra os nobres.
Robin Hood é apresentado como um rebelde que respeita os humildes e as mulheres, um herói alegre e audaz, além de exímio arqueiro. Os feitos mais notáveis de Robin e seu bando eram os ataques e saques contra as autoridades, o que lhe rendeu a fama de justiceiro, aquele que tirava dos ricos para distribuir entre os pobres.
Pedro Bandeira, com vigor, magnitude e uma ponta de humor, reconta essa lenda e provoca no leitor as sensações que há centenas de anos essas aventuras vêm despertando: inquietação diante das injustiças, solidariedade contra a opressão, ternura na descoberta do amor e júbilo na vitória do bem contra o mal.
Aventura / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance