Um dos mais destacados economistas do país, Affonso Celso Pastore oferece uma análise crítica e elucidativa sobre as políticas econômicas brasileiras da segunda metade do século XX.
Neste livro, Affonso Celso Pastore analisa os erros de política econômica cometidos a partir dos anos 1960. Fundamentado em testes de hipóteses, e não na busca de fatos isolados que deem suporte a narrativas atraentes, o trabalho revela ângulos do problema que nunca foram devidamente considerados nas discussões sobre o tema.
No primeiro capítulo, o autor expõe como a agricultura tornou-se um fator dinâmico no crescimento, e nos quatro capítulos seguintes é detalhado por que chegamos à superinflação dos anos 1980, começando pelas reformas institucionais do PAEG voltadas ao controle da inflação; os verdadeiros erros cometidos durante o “milagre brasileiro”; como o II PND expôs o país à crise da dívida externa; e de que forma a crise atual acarretou uma superinflação. Os dois últimos capítulos são dedicados ao nosso eterno problema fiscal e à destruição dos mitos sobre o câmbio e seu papel no crescimento.
Inclui prefácio de Marcos Lisboa.
Economia, Finanças