É com grande honra que trazemos aos leitores pulp! mais um autor clássico da literatura estrangeira: Ryunosuke Akutagawa, cuja obra influenciou diversos artistas e inspirou inúmeras adaptações.
A trama do premiado filme de Akira Kurosawa, Rashomon (1950), por exemplo, é uma adaptação de seu Em um bosque, enquanto o título e as cenas ambientadas no Portão Rashomon são retirados de sua narrativa homônima.
Akutagawa escreveu mais de 150 contos durante sua breve vida. Este e-book apresenta, com tradução exclusiva do inglês, as duas histórias que serviram de inspiração ao filme de Kurosawa e outra já antologizada no Brasil por Flávio Moreira da Costa, a partir de uma versão traduzida para o espanhol pelo argentino Jorge Luis Borges.
Rashomon narra o encontro entre um servo e uma velha no dilapidado Portão Sul da então arruinada cidade de Kyoto, onde cadáveres não reclamados às vezes eram despejados.
Em um bosque apresenta relatos variados do assassinato de um samurai, cujo cadáver foi encontrado em um bosque de bambus perto de Kyoto. Cada seção esclarece e ofusca o que o leitor sabe sobre o assassinato, criando uma visão complexa e contraditória dos eventos, que questiona a capacidade de se perceber e transmitir a verdade objetiva.
Em Sennin, o jovem camponês Gonsuke migra para a cidade de Osaka, a fim de arranjar trabalho como sennin, espécie de mago que desenvolve poderes especiais, como a juventude eterna.
Ryunosuke Akutagawa (芥 川 龍之介, Akutagawa Ryunosuke, 1 de março de 1892 - 24 de julho de 1927), nome artístico Chōkōdō Shujin (澄江 堂主 人), foi um escritor japonês ativo no período Taisho; no Japão. É considerado o "pai do conto japonês", e o principal prêmio literário do país, o Prêmio Akutagawa, leva seu nome. Ele cometeu suicídio aos 35 anos, por overdose de Veronal.
Contos / Ficção / Filosofia / Literatura Estrangeira