Esta obra, de leitura ágil e cativante, examina a linguagem usada por Paulo para expressar os contornos do conceito de fé e delinear as sutis nuanças de crença, confiança e fidelidade presentes no vocábulo "fé".
A linguagem da fé permeia as cartas de Paulo. No entanto, seu significado exato nem sempre é tão claro. Há muitos hoje que, ao reverberarem séculos de interpretação, consideram a crença em Jesus um ato passivo. Nesta importante obra, Nijay Gupta desafia pressuposições compartilhadas por muitos na interpertação que fazem de Paulo e convoca a um reexame de como o apóstolo expressa a ideia de fé.
Gupta sustenta que a linguagem paulina da fé reproduz uma compreensão judaica da aliança e envolve boa vontade, confiança e expectativa. A compreensão de Paulo acerca da fé implica a transformação da percepção que se tem de Deus e do mundo por meio de Cristo, uma dependência relacional para com Cristo e também uma lealdade ativa a Cristo.
Pastores e estudiosos se beneficiarão com este exame minucioso do entendimento paulino acerca da linguagem da fé e também com o uso que ele faz do termo "fé". Para Gupta, a compreensão de Paulo implica um relacionamento divino-humano, centrado em Cristo, que crê, confia e obedece.
Religião e Espiritualidade