Darwin no Brasil

Darwin no Brasil Charles Darwin


Compartilhe


Darwin no Brasil


A viagem de Charles Darwin ao Brasil e suas contribuições para a teoria da evolução




A VIAGEM DE DARWIN AO BRASIL

Em 19 de agosto de 1836, Charles Darwin deixou o litoral brasileiro depois de uma viagem de quase cinco anos pelo mundo. O jovem naturalista já havia passado pelo Brasil antes, entre fevereiro e julho de 1832, nos primeiros meses da empreitada a bordo do HMS Beagle. Ao voltar para a Inglaterra, Darwin trouxe junto com ele muitas histórias para contar sobre sua excursão por terras e águas brasileiras, posteriormente reunidas em um livro sobre a viagem.

Logo que chegou aqui, Darwin se tornou o primeiro explorador científico a visitar o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, um dos pontos mais a leste do Brasil. Na sequência, ao ancorar em Salvador, ele ficou tão maravilhado com a exuberância da nossa floresta tropical, que mal achou palavras para descrever o que viu. No Rio de Janeiro, Darwin encontrou seu primeiro macaco dos trópicos, pendurado pelo rabo no galho de uma árvore. Ainda no Brasil, ele descobriu novas espécies de planárias terrestres coloridas na Floresta da Tijuca e coletou uma infinidade de insetos e plantas.

Mas nem tudo foram flores e borboletas. Os horrores da escravidão deixaram Darwin cada vez mais revoltado, a ponto de jurar nunca mais pisar num país escravagista novamente. Ele também reclamou dos modos de nossos compatriotas, ficou assustado com a insegurança e a precariedade nas estradas brasileiras e chocado com a perícia de inocentes crianças no manejo de facões. O forasteiro tampouco se empolgou no carnaval baiano, nem ficou impressionado com a vegetação de Fernando de Noronha e achou as ruas de Recife imundas. Neste aspecto, ao pesar prós e contras de sua viagem, Darwin foi um visitante como qualquer outro, mesmo sendo um de nossos turistas mais ilustres.

Biologia / História

Edições (1)

ver mais
Darwin no Brasil

Similares


Resenhas para Darwin no Brasil (0)

ver mais
Bom, mas poderia ser muito melhor
on 19/5/24


Depois eu volto aqui pra editar e escrever um texto melhorzinho. Mas, percebo que a maior parte das coisas que me desagradaram são problemas editoriais - organização, tradução e até mesmo consultoria de pessoas da área (biologia).... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Cristiano
cadastrou em:
13/12/2023 21:33:13
Cristiano
editou em:
13/12/2023 21:35:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR