As memórias do ativista Beto Ricardo evidenciam sua constante luta em contribuição à dos povos indígenas, que sempre buscaram saídas para as injustiças perpetuadas ao longo da violenta história política do nosso país. Com prefácio de Ailton Krenak e posfácio de Leão Serva.
Figura central do movimento indigenista, Beto Ricardo foi corresponsável por ações fundamentais na defesa dos direitos dos povos originários no Brasil e pela conservação do meio ambiente. Dentre elas, a coordenação de mais de vinte expedições que contribuíram para a demarcação de terras no alto e médio rio Negro e a instalação de redes de radiofonia entre os povos da Amazônia.
Ao rememorar os bastidores dessas lutas e as contribuições de personagens como Darcy Ribeiro, Eduardo Viveiros de Castro, Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Marina Silva, Milton Nascimento e Gilberto Gil, além de sua companheira de vida e de ativismo, Fany Ricardo, Uma enciclopédia nos trópicos é uma aula de história do Brasil. As memórias de Beto Ricardo são as memórias da própria história do socioambientalismo.
“Companheiro de tantas lutas, muitas vitórias e algumas perdas, Beto Ricardo marcou minha vida com seu exemplo de coragem e determinação no caminho de militância que escolheu para si. É gente feita da matéria rara que formou o campo indigenista imaginado por figuras como Darcy e Berta Ribeiro.” ― Ailton Krenak
Educação / História do Brasil / Não-ficção / Sociologia