Em Os Evangelhos à luz da psicanálise, Françoise Dolto faz uma interpretação psicanalítica de textos fundamentais dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Com sua visão particular sobre a fé e os textos bíblicos, Dolto afirma que Jesus ensina o desejo, em vez de pregar uma moral. Suas reflexões penetrantes são apresentadas sob a forma de entrevissta, com a condução do colega de profissão Gérard Sévérin.
Neste livro, Françoise Dolto propõe uma chave para se descobrir Jesus de um modo diferente. Ela aborda a leitura dos Evangelhos de maneira original, por meio de um novo instrumentos: a psicanálise. Com sua fé e competência, a psicanalista nos conduz a uma descoberta do Jesus "daquele tempo", que continua a ser o tempo de hoje.
Criada na religião católica romana, Dolto, na juventude, estudou avidamente os textos bíblicos. Já psicanalista, descobriu que a educação religiosa recebida por tantos de seus pacientes muitas vezes é inimiga da vida e da compaixão, em total contradição com aquilo que lhe parecia ser a mensagem de amor e alegria dos Evangelhos.
Este livro, lançado originalmente na França, foi precursor do tema da aliança entre a fé e a psicanálise e causou uma verdadeira revolução nos meios psicanalíticos e religiosos. Nesta obra, traduzida para nove línguas e lida com entusiasmo pelo mundo todo, Françoise Dolto propõe uma chave de interpretação para descobrir Jesus de maneira inédita.