Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu


Compartilhe


Macunaíma (Allca XX Arquivos)


O herói sem nenhum caráter




A personagem-título, um herói sem nenhum caráter (anti-herói), é um índio que representa o povo brasileiro, mostrando a atração pela cidade grande de São Paulo e pela máquina. A frase característica da personagem é "Ai, que preguiça!". Como na língua indígena o som "aique" significa "preguiça", Macunaíma seria duplamente preguiçoso. A parte inicial da obra assim o caracteriza: "No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite."

A obra é considerada um indianismo moderno e é escrita sob a ótica cômica. Critica o Romantismo, utiliza os mitos indígenas, as lendas, provérbios do povo brasileiro e registra alguns aspectos do folclore do país até então pouco conhecidos (rapsódia). O livro possui estrutura inovadora, não seguindo uma ordem cronológica (i.e. atemporal) e espacial. É uma obra surrealista, onde se encontram aspectos ilógicos, fantasiosos e lendas. Adota como protagonista uma personagem fantasiosa e complexa, na qual se misturam os mais diversos traços de nossa formação cultural. A confluência racial em Macunaíma se evidencia desde o primeiro capítulo e é o próprio Rei Nagô, figura africana quem avisa que o herói é muito inteligente. Com uma critica maior à linguagem culta já vista no Brasil.

Não deixe de ler esta grande obra onde realidade e fantasia se misturam formando uma composição única.

Literatura Brasileira

Edições (64)

ver mais
Macunaíma
Macunaíma
Macunaíma
Macunaíma (eBook)

Similares

(90) ver mais
Amar, verbo intransitivo
Miss Macunaíma
A rosa do povo

Resenhas para Macunaíma (997)

ver mais
on 18/10/24


Descrevi essa obra outro dia com a expressão "samba do criolo doido" e alguém me disse não se usa mais isso - que é politicamente incorreto. Tive vontade de rir. O que pode ser mais politicamente incorreto que o heroi sem caráter de Mário de Andrade? Nessa mistura de lendas indígenas e crítica social, Andrade tece a realidade de Macunaíma cujo único preceito ético parece ser a Lei de Gerson (ou a lei da vantagem). Em pouco menos de duzentas páginas, o personagem rouba, mata, ment... leia mais

Vídeos Macunaíma (5)

ver mais
AINDA DEVEMOS LER MACUNAÍMA? (#349)

AINDA DEVEMOS LER MACUNAÍMA? (#349)

MACUNAÍMA - RESUMÃO #3

MACUNAÍMA - RESUMÃO #3

Trecho de livro: Macunaíma de Mario de Andrade. I O Próximo livro é o melhor! #85

Trecho de livro: Macunaíma de Mario de Andrad

MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALEXA e MUITO MAIS) | Ana Carolina Wagner

MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALE


Estatísticas

Desejam873
Trocam143
Avaliações 3.4 / 12.370
5
ranking 25
25%
4
ranking 29
29%
3
ranking 27
27%
2
ranking 12
12%
1
ranking 7
7%

31%

69%

marcos julio
cadastrou em:
28/02/2011 23:19:48
Pedro
editou em:
07/02/2023 13:45:35
Pedro
aprovou em:
07/02/2023 13:46:04