O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha é um título que recorda pela forma o de muitos outros livros em que se cantava a vida de cavalheiros, santos, pícaros e outros heróis da História ou da ficção.
Daria portanto a impressão de ser mais um livro como os familiares e conhecidos. Mas nas palavras que definem o personagem em questão há uma rara mescla de coisas demasiado conhecidas e familiares na vida, porém não tratadas nos livros - o fidalgo, a Mancha - com outras que não se sabia bem o que significavam - engenhoso - aplicado ao fidalgo, e Dom Quixote, nome que soava a grotesco, inexistente em um lugar tão conhecido como a Mancha.
Havia, sem embargo, nestas palavras, como em todo o título, algo conhecido que faria ressaltar o desconhecido, algo que permitia entender o título, embora aos poucos.
Segue válido o antigo adágio que dizia que o homem só pode se considerar culto depois de ler as maravilhosas páginas do Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha, obra magistral de Cervantes.
Ficção / Literatura Estrangeira / Aventura / Fábula / Fantasia