* Tradução do livro “Cyber War: the next threat to national security and what to do about it”. Copyright © 2010 HarperCollins.
A Brasport e a Clavis trazem para o Brasil a tradução do livro "CYBER WAR - THE NEXT THREAT TO NATIONAL SECURITY AND WHAT TO DO ABOUT IT", uma das poucas obras já escritas com foco em guerra cibernética, sendo, certamente, o principal texto internacional introdutório sobre o assunto disponível.
No livro, Richard Clarke apresenta um panorama surpreendente — e, ao mesmo tempo, convincente — no qual o uso de armas cibernéticas é uma questão concreta a ser considerada nas ações de Defesa Nacional. Como se sabe, computadores — e dispositivos computacionais — controlam boa parte das atuais infraestruturas civis e militares, incluindo sistemas críticos para o bem estar da sociedade e sistemas que suportam a adequada condução de ações militares. Ao usar armas computacionais que causam impacto em tais sistemas, o "inimigo da nação" pode comprometer o bom andamento de ações militares — ofensivas ou defensivas — e pode, ainda, imprimir ações que causem grande impacto na população civil e no funcionamento da sociedade.
Clarke mostra que ações desse tipo, envolvendo o uso de computadores e o ataque a sistemas computacionais, já vêm sendo empregadas em iniciativas caracterizadas como "ações de Estado", tanto em tempos de paz, quanto no campo de batalha. Dessa forma, é fundamental, ao mesmo tempo, entender as implicações diplomáticas desse novo tipo de arma, e estabelecer limites quanto a sua utilização - para defesa, e para ataque.
A tradução deste clássico internacional no Brasil contou com apoio formal de renomadas instituições de pesquisa e apoio à inovação no Brasil, com destaque para FINEP, CNPq e FAPERJ. Na edição brasileira, o livro conta com um artigo especial que aborda o tema "Segurança Ofensiva: um aliado no caminho para a defesa cibernética". O artigo, escrito pelos tradutores da versão nacional, tem por objetivo apresentar ao grande público essa ferramenta fundamental no estabelecimento de diagnósticos precisos de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais.
- Best seller do New York Times
- “Um retrato angustiante – e persuasivo – da ameaça cibernética a que estão expostos os Estados Unidos nos dias atuais.” – Michiko Kakutani, New York Times
“Guerra Cibernética pode ser o livro mais importante sobre política de segurança dos últimos anos.” – Fred Kaplan, Slate
Richard A. Clarke advertiu anteriormente os EUA sobre os estragos que o terrorismo causaria na segurança – e ele estava certo. Agora ele nos avisa sobre outra ameaça, silenciosa, mas igualmente perigosa. Guerra Cibernética é um livro completo sobre tecnologia, governo e estratégia militar; sobre criminosos, espiões, soldados e hackers. O livro explica claramente e de forma convincente o que é guerra cibernética, como ela funciona e como somos vulneráveis como nação e cidadãos em uma vasta e ameaçadora rede de criminosos cibernéticos. Este é o primeiro livro sobre a guerra do futuro – guerra cibernética – e é um argumento convincente de que já podemos estar perdendo.
“Surpreendente.” – Misha Glenny, Financial Times
“Clarke e Knake estão certos de soar o alarme.” – Glenn Harlan Reynolds, Wall Street Journal
“Prescrições urgentes de política em uma forma esclarecedora, ocasionalmente fascinantes, contos da frente de guerra.” – Jeff Stein, Washington Post
“Uma ótima introdução deste problema esotérico, porém gravíssimo, de segurança nacional, e cidadãos devem lê-lo.” – Jack Goldsmith, New Republic
Informática e Tecnologia