Nesta obra, que trata da Maçonaria em teoria e prática, o leitor verá que o homem, descobrindo a ciência de sua própria magnitude, aprende que, apoiando-se em uma base universal, seu Ser intelectual se converte no verdadeiro Templo; que as chamas que lhe devem iluminar são as luzes do pensamento que lhe envolvem e lhe acompanham; que o sacrifício e sua confiança na existência necessária do Princípio da ordem e da vida, esta é a persuasão ardente e fecunda que transmite a Arte Real por meio da Maçonaria, ante a qual a morte e as trevas desaparecem.
Verá também que todo homem independente de sistemas filosóficos, antes ou depois das abstrações que empobrecem, acredita na consciência como fenômeno real e indiscutível. Ele admite a consciência como uma existência entre as outras realidades que o cercam. Mas essa existência é bem precária e fútil frente à sólida afirmação material. As formas materiais desaparecem, mas ficam os elementos capazes de novas formas.
Os fatos falam por si, e a Arte Real contribui verdadeiramente para a construção e reconstrução do homem, por meio das experiências terrestres. Com as duas ferramentas disponibilizadas neste livro, Kabbala e Alquimia, ele poderá adentrar nos meandros dos caminhos iniciáticos e buscar, por meio da meditação, sua própria compreensão, que jamais será dita ou escrita.