Há muito que o mercado de televisão aguardava uma obra como esta. Os livros sobre o assunto em geral são muito técnicos ou superficiais. Apesar de tradução, este livro se aproxima de nossa produção televisiva. Temos uma linguagem própria que dá a nossa TV o status de uma das melhores do mundo. Este trabalho, preparado para estudantes de Comunicação com habilitação em Rádio e Televisão e Audiovisual, é indicado também para profissionais, pois trata de forma clara e didática das normas técnicas e artísticas que podem e devem ser aplicadas na TV em todo o mundo. Raramente temos acesso a um manual como este, que mostra os passos da produção de televisão tão detalhadamente.
O livro é dividido em quatro partes e reflete o fluxo natural da produção: Parte I - Introdução: Processo e sistema, Parte II - Pré-produção, Parte III - Produção e Parte IV - Pós-produção. O foco principal desta edição de Manual de Produção de Televisão deixa de ser apenas uma explicação técnica de como as ferramentas de televisão funcionam para demonstrar como elas são utilizadas e o que é feito nas três fases da produção. Tal abordagem contribui grandemente para alinhar o ensino e o aprendizado à forma pela qual a produção profissional de televisão é realizada de fato.
O avanço da tecnologia gera linguagem. Cada novo recurso técnico possibilita ao realizador novas formas de captação e finalização. A televisão que realizamos hoje está muito distante da do passado e a cada dia ela aproxima e integra mais o seu público, que graças à digitalização perde o status de telespectador e ganha a condição de usuário, podendo assistir ao que quiser, no lugar e no horário que escolher.
Cinema / Comunicação