Exibir maisEm “Ler e Compreender: os sentidos do texto”, a autora KOCH aborda a leitura de uma forma mais profunda explorando a construção dos sentidos, a estrutura do texto e as diversas formas de leitura e a concepção de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais. O livro “Ler e compreender: os sentidos do texto” apresenta, de forma objetiva e didática, as estratégias utilizadas pelo leitor no processo de leitura e construção de sentidos. O livro inicia discutindo as concepções de sujeito, língua, e texto que estão na base das diferentes formas de se conceber a leitura. Segundo Koch o papel do leitor enquanto construtor do sentido do texto é fundamental no processo de leitura, além de ativar seu conhecimento de mundo, na construção de uma das leituras possíveis, já que um mesmo texto admite uma pluralidade de leituras e sentidos. Alem de um conhecimento linguístico da língua pela qual o texto esta disponibilizado, exige que o leitor, no ato da leitura, mobilize algumas estratégias como: enciclopédico, interacional e como já citado anteriormente o linguístico. São esses requisitos que ira permitir uma possível interação do leitor com textos de gêneros variados.
As autoras defendem a ideia de que o papel do contexto é um dos pontos centrais no processo de leitura e produção de sentido de textos, com essa ideia levada em conta, foi alteradas pesquisas feitas anteriormente dizendo que o contexto era apenas um entorno verbal do texto, a partir de então podemos dizer que para se estabelecer uma interlocução entre duas ou mais pessoas o contexto é definitivamente necessário.
O livro “Ler e compreender: os sentidos do texto” é mais um de muitos livros que passam a mensagem de que ler é um ato essencial para a formação e comunicação de qualquer ser humano no mundo de hoje