Há inúmeros caminhos para conhecer o budismo: estudar diretamente os ensinamentos do Buda, vivenciar os ensinamentos por meio das práticas de meditação, da bondade e da compaixão. São todos caminhos possíveis e abertos para qualquer um que deseje encontrar sentido na vida espiritual. O caminho criado por Padma Samten neste Meditando a Vida, no entanto, é inédito e prazeroso. Ele usa habilmente exemplos extraídos da vida concreta e moderna para com, leveza, humor, mas muita profundidade, traduzir os valiosos ensinamentos budistas e possibilitar ao leitor que os assimile e vivencie.
Padma Samten nos traz ensinamentos absolutamente valorosos, na medida em que, na forma que os transmite, com suas tiradas e referências ao cotidiano, compartilha conosco seu repertório de brasilidade, sua formação acadêmica científica, sua paixão pelo Grêmio, seu passado de militante político dos anos 60.
Em seu brilhante prefácio, o jornalista e escritor Eduardo Bueno resume bem a natureza dos ensinamentos aqui contidos. Segundo ele, "o lama nos revela um budismo tibetano pret-à-porter. Um budismo para a vida cotidiana, para uso diário, sem contra-indicações. Não um budismo alta-costura para momentos especiais, mas um budismo que nos dá o pão espiritual de cada dia, o trivial variado".