O Corpo e Seus Símbolos

O Corpo e Seus Símbolos Jean-Yves Leloup


Compartilhe


O Corpo e Seus Símbolos (Coleção Unipaz)


Uma Antropologia Essencial




Com a maestria de quem já traduziu textos como os de Fílon de Alexandria, Evangelhos como o de João, de Tomé e de Maria Madalena, Jean-Yves Leloup coloca, neste livro, a sua poética hermenêutica a serviço do corpo que somos. Podemos considerá-lo um revelador Evangelho do Corpo Humano.

Com grande lucidez e sabedoria, da planta dos pés a cabeça, Leloup percorre o universo da corporeidade lendo-o, sempre, através de uma ótica trinitária: a somática, a psíquica e a espiritual, devolvendo-lhe a sua beleza e o seu mistério. Cada parte do corpo conta-nos múltiplas estórias, transpirando símbolos e aventuras míticas, desvelando o horizonte multicolorido da inteireza humana.

Um livro que rompe as clausuras disciplinares, demonstrando que o autêntico mergulho na matéria que somos, devolve-nos a alma e, também, a essência. Como afirmavam os antigos Terapeutas, não podemos separar o que a própria Vida uniu: o corpo, a alma e o Espírito.

Contracapa:

"Alguns já disseram que o corpo não mente. Mais que isso, ele conta muitas estórias e em cada uma delas há um sentido a descobrir. Como o significado dos acontecimentos, das doenças ou do prazer que anima algumas de suas partes. O corpo é nossa memória mais arcaica. Nele, nada é esquecido. Cada acontecimento vivido, particularmente na primeira infância e também na vida adulta, deixa no corpo sua marca profunda.

Assim, esta abordagem se dirige ao homem em sua inteireza. E o terapeuta, que acompanha este corpo que somos, não é apenas um médico, não é somente um psicólogo, não é exclusivamente um sacerdote. Mas deve manter unidas, ao mesmo tempo, todas estas competências e escutas. Como faziam os Terapeutas de Alexandria, que cuidavam do corpo, do psiquismo e também do ser espiritual. Trata-se, pois, de escutar cada uma das partes do nosso corpo, do onto de vista físico, psicológico e espiritual.

No decorrer deste livro, tentaremos entrar em relação íntima com estas partes de nós mesmos, com cada um de nosso membros, observando como acolhem o Sopro da Vida."

Jean-Yves Leloup

Medicina e Saúde / Psicologia / Religião e Espiritualidade

Edições (2)

ver mais
O Corpo e seus Símbolos
O Corpo e Seus Símbolos

Similares

(9) ver mais
O homem e seus símbolos
Cuidar do Ser
Caminhos da Realização
Uma Arte de Amar para os Nossos Tempos

Resenhas para O Corpo e Seus Símbolos (4)

ver mais
*O corpo não esquece!
on 1/2/14


Pra quem gosta de Psicologia, esta leitura é um deleite. Leloup explica e explicita, através de analogias, como o corpo não esquece; apenas nossa memória não nos deixa lembrar de alguns fatos que nos marcam negativamente, de alguma forma. Uma observação atenta sobre como as vivências do indivíduo tanto contribui, quanto justifica seu comportamento adulto. Leloup nos convida a refazer o nosso amadurecimento desde muito pequenos até o que somos hoje. Desperta seus alunos para praticar... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam5
Avaliações 3.9 / 101
5
ranking 31
31%
4
ranking 36
36%
3
ranking 28
28%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

20%

80%

Ju Lopes
cadastrou em:
17/07/2009 03:49:14
Marco
editou em:
24/01/2019 13:17:06