Rosemary Savage, protagonista de O Segredo das Coisas Perdidas, é uma dessas apaixonadas por livros que quer descobrir o mundo, as pessoas, os sentimentos. Criada na Tasmânia, ela sonha em morar na cidade grande. Mas a esperança acaba no dia de seu aniversário de dezoito anos, quando sua mãe morre repentinamente. Esther Chapman - amiga da família, dona da única livraria das redondezas e mulher de vasta cultura - resolver ser a guardiã não-oficial da adolescente. E é dela que Rosemary ganha de presente uma passagem aérea para Nova York, a "Sidney multiplicada" que sempre teve vontade de conhecer.
Seguindo os conselhos de Esther, Rosemary aceita a passagem para uma vida totalmente diferente, até então só conhecida pelos muitos livros que havia lido. A primeira coisa que faz ao chegar à cidade é procurar um emprego, e fica fascinada quando chega à Arcade, o enorme sebo onde começa a trabalhar. A equipe da livraria é composta de pessoas excêntricas, a começar pelo dono, o mal-humorado George Pike. Mais amante do dinheiro que dos livros, ele mantém uma disciplina metódica para avaliar os exemplares que chegam para a revenda; tudo para não perder um centavo. A atendente Pearl, por sua vez, é uma transexual que demonstra mais feminilidade e carinho que qualquer mulher. Oscar, da seção de Não-ficção, é certinho e erudito, mas rejeita as investidas amorosas de Rosemary. Sua insensibilidade parece desumana.
Mas Walter Geist, o gerente, é o mais enigmático de todos. Por ter sérios problemas de visão, ele pede que Rosemary o ajude a ler suas correspondências. Assim, ela acaba descobrindo que Geist, justamente o funcionário de maior confiança, está participando de uma negociata nada honesta: a compra de um manuscrito perdido de Herman Melville, o brilhante escritor de Moby Dick.
Para tentar conquistar Oscar, Rosemay lhe conta os planos de Geist. Ambos começam uma investigação sobre as intenções do gerente. Mas, em meio a tudo, a jovem percebe que não só o manuscrito está perdido. Seus sentimentos, valores, desejos e passado também têm problemas que só ela poderá resolver... "As coisas perdidas", pelo jeito, não são só os livros.
O Segredo das Coisas Perdidas é um romance sobre amizade, perda, conquista de liberdade e a descoberta de si mesmo. Sheridan Hay faz, em sua estréia, um livro delicado e emocionante, que homenageia a própria literatura.
Literatura Estrangeira / Romance