Em abril de 2014, eis que eu, Fernando Pestana, autor deste livro, recebo uma fortuita ligação do imortal gramático Evanildo Bechara, elogiando fortemente a minha obra, a ponto de repetir duas vezes que este livro era um achado da língua portuguesa! Na ocasião, ele me pede três exemplares, entregues no dia seguinte, na Academia Brasileira de Letras. Um ano depois, com indescritível felicidade, sou presenteado com este texto do grande mestre:
A Gramática para Concursos Públicos é uma prova evidente de que cumpriu com eficácia seu principal objetivo: descrever a estrutura da língua portuguesa e mostrar essa descrição refletida em questões objetivas formuladas por Bancas Examinadoras de todo o país.
Este objetivo permite ao Autor ampliar seu quadro de pontos gramaticais alicerçado nos nossos mais credenciados compêndios do gênero, ao mesmo tempo que impõe aos organizadores de testes objetivos a fuga de certas lições arbitrárias que não têm respaldo nem na boa linguística, nem no uso dos bons escritores do nosso idioma.
Diante disto, felicito o caro colega Fernando Pestana por estar empenhado nesta patriótica missão do cultivo e divulgação da nossa língua materna.
EVANILDO BECHARA
Didáticos / Técnico