Em agosto de 1980, um grupo de 114 teólogos e administradores se reuniu em Glacier View, Colorado, para analisar as idéias do teólogo australiano Desmond Ford, que questionava a tradicional interpretação adventista do santuário. O evento contribuiu para a rejeição das idéias de Ford e a consolidação da posição tradicional adventista.
Entre os principais oponentes de Ford estava William H. Shea, destacado historiador e linguista do Antigo Testamento. Suas mais importante críticas às teorias de Ford aparecem neste volume.
Criticando a teoria popular de que apenas os ímpios são julgados por Deus, Shea chama a atenção do leitor para um número significativo de ocasiões, na história de Israel, em que o próprio povo de Deus foi julgado. O autor critica também a tentativa de se identificar Antíoco Epifânio como o "chifre pequeno" de Daniel 8, e apresenta várias evidências bíblicas e extra-bíblicas que confirmam a validade do princípio dia-ano de interpretação profética. Atenção especial é dada à natureza e ao tempo do juízo descrito em Daniel 7.
Com o lançamento deste clássico adventista, marco inicial de vários estudos subsequentes, a UNASPRESS contribuiu para consolidar a base exegética, teológica e histórica da doutrina bíblica do santuário em nosso país. A familiaridade com o conteúdo da obra é indispensável para todos aqueles que desejam aprofundar o conhecimento dessa importante doutrina.
Alberto R. Timm - Reitor da Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia Brasília, DF