Marcolino e Balbino são irmãos gêmeos, órfãos, e foram criados pelo padrinho, mestre Juvenal, o maior cantador de todos os tempos. Juvenal criou os meninos desde que foram deixados na porta de sua casa em uma noite de Natal, e desde cedo ensinou a eles como fazer versos e tocar a viola. Marcolino, no entanto, sempre demonstrou capacidade superior à do irmão.
Aos doze anos, Balbino é consumido pelo ciúme e pela inveja, e decide vender a alma ao diabo em troca de talento insuperável. Mestre Juvenal logo desconfia da habilidade repentina do menino, e quando descobre o negócio do afilhado, expulsa-o de casa. Antes de partir, em uma briga, Balbino acerta a cabeça do irmão, levando consigo a luz de seus olhos – Marcolino agora está cego.
Mais tarde, aos dezesseis anos, Marcolino parte em uma grande aventura com o jumento Mocotó, em busca do irmão, esforçando-se para impedir sua maldade. Essa viagem é repleta de elementos brasileiros, como os desafios de viola e os folhetos de cordel, e marca a superação de Marcolino às dificuldades trazidas por ter perdido a visão.
Marcolino acaba chegando ao Reino de Barabu, um lugar encantado escondido no meio do sertão brasileiro, onde seu irmão está. Lá, após muitas aventuras empolgantes, acontece a disputa em versos entre os irmãos, que marcará a vitória do bem ou do mal.
A lenda do violeiro invejoso reúne paixões antigas do autor Fábio Sombra: Viola caipira, cordel e a capacidade de superação das pessoas portadoras de deficiência. Um romance destinado ao público jovem, que concilia diversos elementos de lendas e cultura brasileiras.
Ficção / Infantojuvenil / Literatura Brasileira / Romance